Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mentalidades

por correspondente, em 13.04.12

No meu primeiro texto escrito para este blog, mencionei a minha dificuldade em adaptar-me às mentalidades das gentes de cá…

Sem querer ofender ninguém, até porque o que vou expôr a seguir reflecte uma perspectiva muito pessoal, gostaria de escrever desta vez sobre o que mais me incomoda na maneira de pensar destas gentes, mas não só.

Lembro-me de quando mudei para cá, há cerca de dezoito anos, em certas zonas mais recônditas deste concelho, o uso de uma mini-saia, ser considerado pecado mortal.

Com o passar dos anos, esta ideia evoluiu um pouco, mas ainda há quem não veja com bons olhos o uso de tal peça de vestuário.

Depois temos a falta de solidariedade. Solidário sim, mas só com os seus, porque os que vêm de fora, nunca farão parte da família. Temos a excepção dos estrangeiros que, à primeira vista, também trouxeram muitas vantagens, como por exemplo, mão-de-obra mais barata. É mais do género “eu até te dou o presunto, se me deres o porco inteiro primeiro”, “muito tens, muito vales, nada tens, nada vales e podes morrer aí para um canto à fome, porque como não és dos nossos, a gente não quer saber”.

Se olharmos para a cidade, também é certo e sabido que ninguém se preocupa com ninguém; as pessoas nem se conhecem, quanto mais preocuparem-se.

Mas como já disse acima, esta é uma perspectiva muito pessoal e muitas vezes o que tenho sentido na pele, porque sou de fora.

É que por outro lado, estas gentes, são pessoas de trabalho, de garra e quando realmente querem, até conseguem ser bastante pró-activas (como está na moda dizer, ou será que já não está?).

Caros seguidores deste blog, se tiverem uma ideia diferente, tenho muito gosto em que me contrariem. Talvez eu passe a compreender melhor estas gentes e possa adoptar de vez esta zona saloia, como a minha terrinha!

 

Por: Correspondente no Sobreiro - Mafra

Autoria e outros dados (tags, etc)

Mensagens



Objectivo: ”coscuvilhar” assuntos aqui da terrinha e arredores.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Comentários recentes

  • correspondente

    Os amigos de quatro patas da espécie Canídeos, nes...

  • Filomena Gil

    É certo que não há nada como os animais, sobretudo...

  • correspondente

    Nada contra, claro, desde que não se lembrem de ol...

  • Filomena Gil

    E tem alguma coisa contra os vizinhos de 4 patas? ...

  • correspondente

    Este meu “comentário” é mais uma adenda ao post em...

  • correspondente

    Apenas duas notas acerca desse “zé do telhado”: Es...







Visitas


contador de visitas para blog