Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correspondente no Casal de S. Brás

Objectivo: ”coscuvilhar” assuntos aqui da terrinha e arredores.

Correspondente no Casal de S. Brás

Objectivo: ”coscuvilhar” assuntos aqui da terrinha e arredores.

Há Fogo em Mafra

correspondente, 16.09.13

No dia 11 de Setembro do corrente ano de2013, aRádio do Concelho de Mafra (RCM), assinalou os dez anos que decorreram sobre o horrível fogo ocorrido no concelho de Mafra de11 a15 de Setembro de 2003.

Na realidade, foram vários fogos que surgiram do “nada”, em pontos muito diferentes e que puseram uma boa parte deste concelho de Mafra a arder.

De todos estes fogos, destacou-se o da linda Tapada de Mafra que viu arrasada pelo fogo, a maior parte da sua extensa área verde.

Infelizmente, parece que a “moda” pegou e veio para ficar. De há uns anos para cá, não há Verão que o nosso país não esteja em chamas.

Tem sido uma catástrofe e apesar de aparecerem alguns “culpados”, parece não haver solução à vista para a evitar.

E já nem quero falar das vítimas mortais inocentes destes malditos fogos, que certamente continuam a não pesar na consciência dos culpados, pois se pesassem, pelo menos por esses motivo, estes não insistiam na sua actividade criminosa.

Actualmente e já de há uns tempos para cá, a Tapada de Mafra, está linda de novo, digna de ser visitada pelos de cá e por todos os que passarem por este belo concelho, mas como pude ouvir no dia 11 na RCM, no programa 1717, vão ser precisos muitos mais anos, para que todas as árvores queimadas e replantadas voltem a ter a dimensão que tinham quando do fogo.

Desde há dez anos para cá, não voltaram a haver fogos dignos de assinalar no concelho de Mafra. Tal, é devido ao bom trabalho das entidades envolvidas, que segundo dizem, começaram a apostar mais na prevenção.

Por aqui o “trabalho de casa” está feito; agora é necessário mudar consciências ou interesses que levam à faltas dessas mesmas consciências, por aqui e em todo o país…

 

Por: Correspondente no Sobreiro - Mafra