Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



METRO de superfície na Amadora

por correspondente, em 26.09.13

Neste ano de eleições, o METRO de superfície na Amadora, creio eu, não veio mesmo à superfície. Costuma aparecer nestas ocasiões, apesar de que, num dos dois exemplos que transcrevo, ter surgido, já uns meses depois das eleições.

 

E até eu que lidei com algum dinheirinho, fico baralhado com os “milhões” dos projectos.

 

“A construção da primeira fase do metropolitano de superfície que ligará a zona de Algés à Falagueira, no concelho da Amadora, deverá estar concluída em 2005, disse hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

 

Valente de Oliveira assistiu à apresentação do projecto, que irá percorrer o concelho de Loures e chegará à estação de Santa Apolónia, num investimento que poderá aproximar-se dos mil milhões de euros.

 

A ligação de Algés à Falagueira já foi aprovada pelo Governo e o respectivo projecto deverá ser entregue até ao final do ano.

 

A segunda fase da infra-estrutura ferroviária prevê a ligação de Famões, Odivelas e Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures.

 

Um outro traçado ligará a Falagueira ao aeroporto e à estação intermodal do Oriente, numa extensão de 12,8 quilómetros.

 

Um terceiro troço está previsto para a zona de Alcântara até Santa Apolónia, numa extensão de 10,3 quilómetros.

 

O ministro disse que gostaria de ver uma parceria público/privado, apesar de admitir que o motor do projecto será o Estado e as câmaras municipais.

 

Para acolher eventuais parceiros privados, serão abertos concursos públicos para as várias fases do empreendimento, defendeu Valente de Oliveira, que pôde apresentar hoje o seu primeiro projecto de obras públicas enquanto membro do Executivo.

 

Para o sector da construção, esta infra-estrutura ferroviária constitui um primeiro passo para dinamizar as obras públicas e aumentar os níveis de confiança dos empresários do ramo.”

 

No jornal Público em 2002

 

16-12-2001 – Eleições Autárquicas

 

 

“Uma linha de metro ligeiro com pneus, sucessor dos antigos troleicarros como os que existem em Coimbra, vai ligar as novas extensões do metropolitano. (Veja o vídeo e o mapa em documento PDF no final do texto).

11:29 Sábado, 25 de julho de 2009 As câmaras da Amadora e de Odivelas vão investir na criação de uma linha de metro sobre pneus, numa extensão de 7,5 km entre a actual estação de Metro da Amadora e o interface a construir na Reboleira, prolongando-se depois até ao centro comercial Dolce Vita Tejo.

 

O investimento na primeira fase é de 8,9 milhões de euros e de 16 milhões para a segunda, afirmou o vice-presidente e vereador dos transportes da Câmara da Amadora, Gabriel Oliveira.

 

A Chamartin proprietária do Dolce Vita deverá contribuir com 4 milhões para as obras. Gabriel Oliveira salienta ainda que este modo de transporte não só é mais barato que o convencional metro de superfície sobre carris, mas também é mais amigo do ambiente.

 

Esta linha vai permitir fazer a ligação às novas extensões do metropolitano previstas, como o prolongamento da Amadora ao Hospital Amadora-Sintra.  São três novas estações (Atalaia, Amadora-Centro e Hospital) num percurso de 2,5 km, que têm um custo estimado de €240 milhões.

 

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino considera que  a coordenação entre a administração central e local permite que as mais-valias geradas sirvam para financiar o processo. "Há um compromisso das câmaras para apoiarem projectos junto das futuras estações cujas mais-valias poderão financiar o metropolitano", acrescentou.”   

 

No Jornal Expresso em 2009

 

11-10-2009 – Eleições Autárquicas

 

Existe um senhor comentador na TV que não gosta da palavra “projecto”, porque, segundo ele, um projecto, é isso mesmo, um projecto, uma coisa ainda por fazer e, que não passa disso. Estou como ele!  

Autoria e outros dados (tags, etc)

Mensagens



Objectivo: ”coscuvilhar” assuntos aqui da terrinha e arredores.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Comentários recentes

  • correspondente

    Os amigos de quatro patas da espécie Canídeos, nes...

  • Filomena Gil

    É certo que não há nada como os animais, sobretudo...

  • correspondente

    Nada contra, claro, desde que não se lembrem de ol...

  • Filomena Gil

    E tem alguma coisa contra os vizinhos de 4 patas? ...

  • correspondente

    Este meu “comentário” é mais uma adenda ao post em...

  • correspondente

    Apenas duas notas acerca desse “zé do telhado”: Es...