D. Tareja
D. Teresa (1080? - 1130) - Condessa do condado Portucalense
A propósito de um lançamento de um livro de Isabel Stilwell sobre D. Teresa, um “anúncio” que escutei num destes dias, este post serve apenas para mencionar alguém que “dirigiu” sozinha os destinos deste pedaço de terra, denominado de condado Portucalense, durante cerca de 14 anos e, devido ao protagonismo que se quis dar ao seu filho, talvez, por contraponto, se tenha criado uma imagem errada dela.
Como a História não é um saber “morto”, no futuro, poderá muito bem acontecer, por um motivo ou por outro, por novas descobertas, ou por diferentes formas de ler o já conhecido, que a vida desta senhora possa ser vista de forma diferente do que a actual. Ou não.
Mas aqui, neste blogue, nestes textos dedicados aos tempos idos, a pretexto da presença da Ordem do Hospital neste casal, no casal de São Brás, não podia deixar de mencionar D. Teresa, até porque foi durante o período em que ela “reinou” que surge uma doação dela à Ordem do Hospital em Portugal, então condado Portucalense, doação oportunamente mencionado em post anterior.